O cristão e a mordomia cristã – 1Cr 29.10-18

 

Queridos, vamos falar sobre mordomia, e como sabemos, por causa da prática dos falsos pastores, quando se fala em mordomia, normalmente se pensa logo em dízimos e ofertas, o que é um equívoco. Como podemos ver nesta oração do rei Davi, o homem segundo o coração de Deus tinha um conhecimento muito claro sobre o assunto. Ele sabia o que é mordomia, e nós precisamos aprender com ele.

Em primeiro lugar, para compreender melhor o que seja mordomia, como o rei Davi, nós precisamos ter em mente que todas as coisas pertencem a Deus, foi ele quem as criou e, pela sua graça, ele nos deu poder para administrar a sua criação. Sem esse entendimento não há base para falar sobre mordomia. Como podemos ver, para Davi, o Senhor Deus está acima de todas as coisas, de eternidade a eternidade. O Rei sabia que tinha todo poder sobre a nação de Israel e sobre todas as outras nações que Israel subjugou, mas sabia que tudo isso vinha de Deus (ler vv.11-12).

Observem que, no v.11 Davi faz uma relação das coisas, muitas delas inerentes à sua posição de Rei como a grandeza, o poder, a honra, a vitória e a majestade, e estas coisas, de fato, pertenciam ao rei, mas ele credita tudo isso a Deus. Davi sabia que Deus é o rei Supremo, aquele que está acima de tudo e de todos, como ele declara no Sl 22.1 Sl 22.1 Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. Tudo pertence a Deus. Foi esta a base do ensino do Senhor Jesus ao concluir a oração do Pai nosso: Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre (Mt 6.13Mt 6.13).

Esta é a primeira verdade fundamental que aprendemos nessa oração do rei Davi e que não podemos esquecer: Todas as coisas pertencem a Deus, inclusive e especialmente, nós mesmos. Nós fomos criados por Deus para louvor da sua glória. Sabemos que nossos primeiros pais pecaram e nos colocaram em inimizado com o Criador. Mas também sabemos que o Senhor, pela sua graça, nos reconciliou consigo mesmo, em Cristo Jesus. Nós fomos comprados por preço, e esse preço foi o sangue de Jesus. Seja na criação ou na recriação, somos propriedade do Senhor.

Como está escrito 2Co 5.15 2Co 5.15 ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Portanto, não somos de nós mesmos, mas de Cristo. Irmãos queridos, se não vivemos ou agimos no sentido de fazer a vontade de Deus, estamos roubando o que lhe pertence e usurpando a sua propriedade e a sua autoridade. Todas as coisas pertencem a Deus.

Em segundo lugar, como consequência do entendimento primeiro de que todas as coisas pertencem a Deus, vemos o rei Davi declarar que Deus é o doador de todas as coisas. Isso é uma consequência lógica. Nos vv.12,14,16 Davi confessa o seu conhecimento de que tudo aquilo que ele relacionara no v.11, tudo aquilo que ele e o reino de Israel possuem vêm do Senhor. Ler os vv.12,14,16.

Nada do que o homem possui tem origem nele mesmo; tudo vem das mãos de Deus, como o profeta Daniel também proclama: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes (Dn 2.20-21Dn 2.20-21).

Tudo o que temos é pela graça de Deus, é dádiva de Deus, nós somos apenas mordomos. Por isso, não há nada que Deus venha a requerer de nós que ele mesmo já não nos tenha dado. Satanás e o mundo querem nos fazer crer que Deus exige muito de nós. “É um absurdo o pastor querer que eu esteja na igreja nos domingos e nos estudos bíblicos semanais, como se eu tivesse tempo”. Como não tem tempo, se o tempo é de Deus e foi ele que lhe deu todo o tempo de que você dispõe? “É um absurdo o pastor querer que eu dê o dízimo de tão pouco que eu ganho”. Como pode ser absurdo requerer apenas 10% dos 100% que lhe foram dados? Seja muito ou pouco, é Deus quem nos dá 100% de tudo o que dispomos; ele nos dá vida, inteligência, saúde e força para produzir os 100% a partir da matéria prima que ele também nos dá, e requer a devolução de apenas 10% dos 100% que ele nos deu. Como isso pode ser um absurdo?

Irmãos queridos, tudo pertence a Deus, e tudo vem de Deus; nós somos apenas mordomos. Vamos continuar aprendendo com o rei Davi, que, como mordomo de Deus, com todo conhecimento, apresentou três virtudes indispensáveis a um mordomo fiel:

A primeira é a fidelidade – (v.14) – Neste versículo vemos que Davi, nem de longe, teve a intenção de se apropriar, ou de reter para si aquilo que pertence a Deus; nem de longe o rei teve a intenção de usar o reino de Israel para a sua própria glória, mas, exclusivamente para a glória de Deus. Quem sou eu e quem é meu povo? Como dar voluntariamente o que se não tem? Como poderíamos das essas coisas ao Senhor se dele não as tivéssemos recebido antes?

O rei Davi sabia que mordomia não é uma questão de boa vontade, mas, de fidelidade, como Paulo também nos ensina em 1Co 4.2 1Co 4.2 – o que se requer dos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel. O bom despenseiro ou mordomo sabe exatamente o que pertence ao seu Senhor, e sabe como o Senhor quer que seus bens sejam administrados. O rei Davi, mesmo sendo rei, tinha plena consciência de que era apenas um mordomo, e que precisava ser fiel ao seu Senhor.

A segunda virtude apresentada por Davi é a sinceridade e voluntariedade – (v.17a,b) – Sinceridade e voluntariedade, irmãos! Ânimo de servir espontaneamente, simplesmente como gratidão por tudo que Deus nos dá. Como Deus é Senhor, é claro que ele poderia nos obrigar a lhe tributar sobre todas as coisas que dele recebemos. Porém, não é assim que Deus quer; ele quer que lhe tributemos sobre tudo o que recebemos, mas que o façamos com amor, com sinceridade e com voluntariedade, como forma de adoração ao nosso Deus que nos dá todas as coisas.

A terceira virtude é a alegria – (v.17c) – Observem como o rei Davi testemunha diante de Deus, mesmo sabendo que Deus já sabia como, naquela ocasião, o povo dava com alegria aquilo que havia recebido do Senhor, e que agora devolvia como dízimos e ofertas para a construção do templo. Davi conseguiu passar para o povo de Israel que, ao invés de tristeza, o bom mordomo sente prazer ao perceber o seu Senhor sendo servido, honrado e glorificado. Toda esta oração de Davi era a expressão da sua alegria em ver o povo contribuindo para a construção do templo. O rei sabia que Deus se agradava daquela atitude do povo. O apóstolo Paulo também nos ensina isso acerca das ofertas voluntárias: Cada um contribua segundo tiver proposto no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria (2Co 9.72Co 9.7).

Queridos, esse é o ensino bíblico sobre mordomia: a primeira coisa que precisamos ter em mente, o fundamental, é que todas as coisas pertencem a Deus; a segunda coisa que precisamos ter em mente, como consequência lógica da primeira, é que tudo o que temos nos foi dado graciosamente por Deus, o real dono da terra, de tudo o que nela se contém, do mundo e dos que nele habitam, e que, inclusive nós, somos propriedade de Deus.

A par disso, concluindo, sabedores de que somos apenas mordomos do Rei, o real dono de todas as coisas, precisamos ser mordomos féis, não permitindo que sequer passe pela nossa cabeça querer usurpar o que pertence ao nosso Senhor, e que, pela sua graça, nos confiou a administração, a mordomia dos seus bens; sabedores de que somos apenas mordomos do Rei, o real dono de todas as coisas, precisamos desempenhar esse papel com sinceridade e voluntariedade, não por constrangidos, mas espontaneamente, com o coração cheio de gratidão por tão grande honraria que o Senhor nos concedeu de sermos administradores do seu reino cósmico; sabedores de que somos apenas mordomos do Rei, o real dono de todas as coisas, precisamos desempenhar esse papel com alegria pelo simples fato de saber que o nosso Senhor é servido, honrado e glorificado com a nossa obediência e reconhecimento de que ele é Senhor sobre todas as coisas. Ele é o nosso Senhor!

Esta é a Palavra de Deus para a sua igreja. Que cada um pense nas coisas que Deus lhe tem confiado; que cada um pense no modo como estas coisas têm sido administradas; que cada um seja achado um mordomo fiel, que administra todas as coisas sob sua guarda exclusivamente para honra e glória do Senhor do universo, o real proprietário de todas as coisas, inclusive de nós mesmos. Amém.